-
Arquitetos: GCA Architects
- Área: 1070 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Salva López
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Egoin, Klein, Lecumberri, ROCKWOOL, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está organizado em uma série de módulos que giram em torno de pátios centrais. Eles fornecem suporte, iluminação e ventilação aos principais espaços da edificação gerando áreas exteriores protegidas para os usuários. Cada um dos módulos acolhe uma parte do programa, por um lado a administrativa e por outro a unidade de reabilitação cognitiva e o Centro Diurno. O lote tem 4300m2 dos quais 1070m2 são construídos com grandes áreas destinadas aos jardins terapêuticos.
Modulação, precisão e rigor são conceitos que caracterizam o projeto uma vez que é resolvido com o sistema pré-fabricado de madeira laminada colada, tanto em termos de estrutura como de acabamentos. Tal sistema permite flexibilidade de utilização, imprescindível neste caso, compartimentando áreas de dimensões limitadas sem perder as vantagens que um único grande espaço pode proporcionar. O desenho elimina a rigidez dos ambientes através da implementação de divisórias móveis nas salas de atividades, garantindo assim a adaptabilidade do espaço ao uso que desempenha em cada momento.
As circulações são resolvidas de forma simples e lógica para facilitar utilização e aproveitar todos os espaços de convivência. Desta forma, em cada módulo iremos encontrar um espaço de apoio na área interior que serve as áreas de convivência ou atividades. Os jardins ou espaços exteriores, além de receber e acolher o paciente e acompanhante, permitem a realização de atividades complementares às terapias que serão aplicadas no centro.
O projeto está dividido em 6 espaços independentes, interligados, determinados pela projeção do volume ao exterior. Permitem trabalhar, se relacionar e melhorar o estado físico e psíquico de cada pessoa, independentemente da fase em que se encontre.
O desenho, a escolha das espécies vegetais e os diferentes elementos do mobiliário têm um objetivo comum: facilitar o contato com a natureza para proporcionar bem-estar e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.